quarta-feira, 9 de junho de 2010

Honey and Clover

Eu nunca havia dito antes aqui neste espaço, mas sou muito ligado á animação japonesa. Diferente de qualquer outra animação no mundo, o que mais me chama a atenção nela é que há quase sempre uma lição por trás da estória contada, seja ela de ordem moral ou simplesmente algo corriqueiro com o qual nos identificamos. Amizade, amor, escolhas profissionais, separação... Tudo é retratado no anime de uma forma que sincroniza com meu coração. Eu choro vendo anime, muito mais fácil do que choro vendo qualquer outra coisa...

E bem, disse tudo isso apenas para concluir que farei uma resenha de um anime aqui. E não apenas um anime, mas sim uma verdadeira Obra-Prima da animação mundial. Trata-se de Hachimitsu To Clover, ou como é chamado por aqui... Honey and Clover, de Chika Umino [autora do mangá] e produzido em anime pelo estúdio J. C. Staff.

Considerado um mangá/anime de estilo 'Josei' - que significa literalmente 'mulher' em japonês, um gênero da animação japonesa destinado ao público adulto feminino - Honey and Clover supera rótulos e pode [deve!] ser assistido por qualquer um que já tenha mais de vinte anos. Que tenha amigos distantes, mas que não esquece. Que já quis saber o significado de um amor não-correspondido. Que já teve medo da escolha da carreira profissional certa, e medo do desemprego, e medo de ser sempre um peso para os pais. Quem sabe o que é ser Humano, e ser sempre uma eterna busca de si mesmo...



O anime de Honey and Clover possui duas temporadas, sendo que a primeira possui 26 episódios e a segunda, 12. Acompanha cinco anos da vida dos personagens. O 'típico jovem perdido' Takemoto, o 'Louco misterioso' Morita, o 'Maduro, mas nem tanto' Mayama, a 'Jovem sonhadora' Yamada, a 'Pequena talentosa e tímida' Hagumi, e o 'Sensei que é quase um pai', Shuuji. Estes cinco personagens, que em muitos momentos vão te fazer se ver neles, aos poucos verão a importância da amizade, de saber quem você é o que almeja, de fazer as coisas certas - ou não...

As músicas que passam na série animada são lindas e sempre cabem ao momento, com letras muito bem feitas, a qualidade da animação é alta e muito bonita... Mas realmente o roteiro é a parte que mais chama a atenção. Se tornou meu anime top, e olha que já assisti á clássicos...


O mangá de Honey and Clover está na edição 6 no Brasil, sendo lançado pela Panini por aqui. Quem quiser conferir, vai ter muitos momentos cômicos, dramáticos, mas na maior parte do tempo - ao menos para mim - o maior sentimento que Hachikuro [apelido carinhoso dele] causa é Nostalgia. Aquela tristeza que é quase feliz... Daquilo que você viveu e sabe que não terá mais...

"E eu continuei piscando. Para que meus olhos tirassem fotos daqueles momentos e eu pudesse guardá-los dentro do meu coração como doces lembranças." [Takemoto Yuuta - Honey and Clover]

Bem, vou ficando por aqui. Minha dica musical desse post é a trilha sonora de Honey and Clover, com muitas músicas lindas e reflexivas. A maioria são do cantor Suga Shikao e da banda Spitz, mas também temos músicas de A Band Has No Name, Yuki [velha conhecida dos fãs de anime], e Suneohair. Esta última, aliás, com duas músicas sensacionais: Split e Waltz. Procurem no Youtube, recomendadíssimo!!!

Bem, até mais^^ Agradecimentos aos que passarem por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário